Setor de fontes renováveis é grande empregador

7 de agosto de 2019

As fontes renováveis empregaram mais de 11 milhões de pessoas no ano passado em todo o mundo. Um relatório sobre empregos no setor acaba de ser publicado pela Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).

Um número crescente de países está fabricando, comercializando e instalando eólicas e fotovoltaicas. O maior número de empregos está na China, nos EUA e na Europa, mas outros países asiáticos surgiram como exportadores de painéis solares fotovoltaicos. Aliás, só na Ásia, a fonte solar empregou mais de 3 milhões de pessoas.

O relatório inclui os empregos nas cadeias de biocombustíveis e, aí, o Brasil se destaca como o 3º maior empregador do mundo, com mais de 1 milhão de trabalhadores, dos quais mais de 800 mil nas cadeias do etanol e do biodiesel. As eólicas empregaram apenas 34 mil pessoas no ano passado no Brasil, o aquecimento solar de água empregou 41 mil pessoas e a cadeia de energia solar fotovoltaica empregou 15 mil pessoas.

 

ClimaInfo, 7 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar