Salles terá muito trabalho para limpar a imagem do governo

O ministro Salles planeja uma turnê pela Europa para passar pano na imagem do governo. Para ele e seu presidente, a má imagem do governo é culpa de uma campanha negativa promovida por ONGs internacionais, por agricultores europeus que têm medo da competição, pelos que não querem que o país se desenvolva e por maus brasileiros.

Temos um conselho a dar ao senhor ministro. Antes de viajar, informe-se sobre o que realmente repercute lá fora. Um exemplo é o apanhado feito pela Deutsche Welle sobre o que a mídia alemã tem falado sobre o Brasil. Um dos destaques é o aumento do desmatamento na Amazônia deste ano, atribuído às ações e falas do governo Bolsonaro. Outro é a notícia da exoneração do chefe do INPE, entendida como uma tentativa de esconder o desmatamento. Também tiveram destaque as ameaças feitas ao jornalista Glenn Greenwald, da The Intercept Brasil.

Outro exemplo é a afirmação feita pelo diretor da NASA, Douglas Morton, para quem os dados do INPE são inquestionáveis e são uma “verdade inconveniente” para Bolsonaro. Morton também classificou a demissão do diretor daquele Instituto como “significativamente alarmante”. As falas de Morton foram repercutidas pela BBC, pelo O Globo e pela Folha.

 

ClimaInfo, 8 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)