Salles terá muito trabalho para limpar a imagem do governo

8 de agosto de 2019

O ministro Salles planeja uma turnê pela Europa para passar pano na imagem do governo. Para ele e seu presidente, a má imagem do governo é culpa de uma campanha negativa promovida por ONGs internacionais, por agricultores europeus que têm medo da competição, pelos que não querem que o país se desenvolva e por maus brasileiros.

Temos um conselho a dar ao senhor ministro. Antes de viajar, informe-se sobre o que realmente repercute lá fora. Um exemplo é o apanhado feito pela Deutsche Welle sobre o que a mídia alemã tem falado sobre o Brasil. Um dos destaques é o aumento do desmatamento na Amazônia deste ano, atribuído às ações e falas do governo Bolsonaro. Outro é a notícia da exoneração do chefe do INPE, entendida como uma tentativa de esconder o desmatamento. Também tiveram destaque as ameaças feitas ao jornalista Glenn Greenwald, da The Intercept Brasil.

Outro exemplo é a afirmação feita pelo diretor da NASA, Douglas Morton, para quem os dados do INPE são inquestionáveis e são uma “verdade inconveniente” para Bolsonaro. Morton também classificou a demissão do diretor daquele Instituto como “significativamente alarmante”. As falas de Morton foram repercutidas pela BBC, pelo O Globo e pela Folha.

 

ClimaInfo, 8 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar