Governo provoca mais controvérsias e convoca gabinete para a crise na Amazônia 

ONGs

Ontem, o presidente voltou a apontar as ONGs como responsáveis pelas queimadas na Amazônia: “Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs”.  Ele insinuou que existe um “indício fortíssimo de que ONGs estão por trás das queimadas”, mais uma vez sem apresentar uma única prova ou dar um único nome. A matéria saiu no Estadão.

Já o ministro Ricardo Salles acha que a culpa é da população local. “Ontem eu estive na Amazônia. Sobrevoamos a Chapada dos Guimarães, por exemplo, onde uma queimada de 3 mil hectares foi iniciada por um senhor que colocou fogo em folhas, em um lixo no fundo do seu terreno. As pessoas do Norte tem o hábito de pôr fogo nas coisas, atear lixo, queimar coisas. É uma cultura que vem de muito tempo e precisa ser combatida.” A Chapada, apesar de fazer parte da Amazônia Legal, tem uma vegetação típica do Cerrado. A notícia é da Jovem Pan.

Salles também disse que não há incentivo do governo ao desmatamento ou a queimadas na Amazônia e assegurou que o Brasil deveria receber mais recursos para a área por ter um trabalho destacado na questão ambiental. A notícia é do UOL.

Na Semana do Clima de Salvador, o secretário de relações internacionais do ministério do meio ambiente, Roberto Castelo Branco, teve sair escoltado depois de ser vaiado durante sua apresentação. Sem o menor pudor, ele afirmou que houve redução do desmatamento de 2018 para este ano. A notícia é do Correio 24 Horas.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na sua página no Twitter, prometeu criar uma comissão externa para ver o que investigar o que está acontecendo na Amazônia. E criar uma comissão geral para propor soluções. Neste ritmo, talvez aconteça algo em tempo da temporada de incêndios… do ano que vem.

Em tempo: na noite de ontem, o governo publicou no Diário Oficial um decreto convocando ministros para um comitê de crise; a medida visa, segundo o governo, a “preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional.”

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)