Como seria a retomada do programa nuclear brasileiro

programa nuclear brasileiro

O governo deve anunciar no final do ano um plano de ampliação do parque nuclear do país que, em parceria com a iniciativa privada, buscará viabilizar a conclusão de Angra 3 e instalar novas usinas, informa a Folha de S. Paulo.

O jornal afirma que, segundo os técnicos que participam da discussão, o mais provável é que o plano a ser anunciado contenha a intenção de construir seis usinas, além de Angra 3.

Quatro grupos internacionais estão na disputa: Rosatom (Rússia), China National Nuclear Corporation (China), EDF (França) e Westinghouse (ex-Toshiba, agora controlada pela Brookfield Asset Management). Segundo a Folha, os chineses são os mais interessados e levam vantagem por terem elevada capacidade de financiamento. Recentemente reafirmaram ao ministro das minas e energia, Bento Albuquerque, o interesse não só em Angra 3, mas nas demais usinas que devem ser construídas até 2050. Os chineses também querem entrar na exploração e no enriquecimento do urânio, atividade de interesse, já que o Brasil possui a 6ª maior reserva de urânio do mundo.

 

ClimaInfo, 3 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)