Um pacto pela Amazônia?

pacto amazônia

Líderes dos países amazônicos se reúnem hoje na Colômbia para assinar um pacto originalmente pensado para proteger e desenvolver a região. Os chefes de estados de Colômbia, Equador e Peru, e o vice-presidente do Suriname, estão na cidade colombiana de Letícia, perto a tríplice fronteira com o Peru e o Brasil. Pelo Brasil está o chanceler Ernesto Araújo, com Bolsonaro participando por videoconferência.

O chanceler colombiano, Carlos Holmes Trujillo, explica que “será feita uma grande convocação global para avançar nas atividades regionais para conservação, desenvolvimento tecnológico, coordenação de ações para a preservação da Amazônia.” Trujillo também afirmou que o Pacto de Letícia pela Amazônia terá “ações concretas” e uma carta de compromissos dos países amazônicos, da região e da comunidade internacional para proteger a maior floresta tropical do mundo. A notícia saiu no Zero Hora e na EFE.

Isabel Cavelier Adarve, no El Espectador de Bogotá, adverte que as posições brasileiras podem desfazer as intenções do chanceler colombiano. “Com Bolsonaro sentado à mesa e a pressão para mostrar resultados, o pacto está em grave perigo de resultar no oposto do que afirma: em vez de criar um espaço que nos permita enfrentar a crise e proteger o ecossistema, pode vir a se tornar em plataforma perfeita para legitimar as intenções extrativistas do desenvolvimento agroindustrial na Amazônia que o governo de Bolsonaro vem promovendo.”

 

ClimaInfo, 6 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)