Desmatamento cresce 222% na Amazônia em agosto

8 de setembro de 2019

O desmatamento da Amazônia aumentou 222% em agosto deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do DETER-INPE. Este aumento se segue aos aumentos de 90% e 278% registrados pelo sistema nos meses junho e julho, respectivamente.

Como já é de amplo domínio, os dados do DETER não dão medidas exatas do tamanho do desmatamento, mas sim uma indicação muito adequada. Normalmente, o dado do DETER é até um pouco menor do que os dados do sistema PRODES, que anualmente dá o balanço oficial do desmatamento.

Além de divulgar o dado de agosto do DETER, a matéria de Phillippe Watanabe, na Folha, traça um histórico da tumultuada relação do governo federal com estes dados e informa que o projeto de orçamento federal para 2020 “travou 38% do orçamento de monitoramento de florestas do INPE.” Em outra matéria, a Folha detalha o corte orçamentário do INPE. E esta outra matéria, também da Folha, fala do impacto dos cortes de recursos para a ciência brasileira.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar