O caos dos incêndios amazônicos

10 de setembro de 2019

Um terço dos incêndios florestais deste ano aconteceu em áreas que eram florestadas no ano passado. O levantamento feito pelo WWF concluiu que “um em cada três focos de queimadas registrados em 2019 não teve relação com a limpeza de pastagens, mas sim com queimadas que sucederam o corte de áreas de floresta, no ciclo tradicional de corte e queima. Historicamente, na Amazônia, o uso do fogo é um dos estágios finais do desmatamento após o corte raso da floresta.”

Para ver de perto este caos, Tom Phillips e Avener Prado, do The Guardian, foram a Rondônia. Assim o descrevem: “De longe, assemelha-se a um tornado: uma imensa coluna cinzenta que dispara milhares de pés para cima, do dossel da floresta para os céus da Amazônia. De perto, é um inferno: uma conflagração furiosa que destrói mais uma parte da maior floresta tropical do mundo (…) Dois barris de gasolina vazios e um conjunto de bombonas de plástico despejados [na entrada de uma fazenda] sugeriam um possível culpado – um pecuarista incendiando mais uma faixa da selva brasileira para expandir seu domínio amazônico.”

 

ClimaInfo, 10 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar