Dia Nacional do Cerrado: aumenta desmate para nenhum uso

dia nacional do cerrado

Ontem, no Dia Nacional do Cerrado, O Globo nos trouxe uma boa notícia: o desmatamento do bioma mostra uma queda entre janeiro e agosto deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. É o que indica a redução no número de alertas de desmatamento emitidos pelo DETER-INPE para o bioma.

Entretanto, nos últimos doze meses, o desmatamento aumentou 27% em relação a igual período imediatamente anterior, informa o Observatório do Clima (OC). A conta do OC se aproxima mais do resultado esperado para o PRODES, sistema que faz um balanço anual do desmatamento.

Um fenômeno vem chamando a atenção: parte da derrubada da vegetação está sendo feita para nada. Não se coloca absolutamente nada no lugar, principalmente na região do Matopiba.

A hipótese levantada pelos pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás é a especulação fundiária. A especulação com as áreas abertas explicaria um investimento tão elevado em desmatamento sem a posterior implantação de uma única atividade econômica.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)