Linhão Manaus-Boa Vista mais uma vez em xeque

Manaus-BoaVista

A vontade do governo de construir rapidamente a linha de transmissão Manaus-Boa Vista tomou dois golpes sérios nesta última semana.

O primeiro foi desferido pela Funai por meio de um parecer bastante negativo sobre o projeto, o que complica o licenciamento da obra. André Borges, do Estadão, escreve que “dos 23 programas de redução de impactos propostos no Plano Básico Ambiental, 4 foram considerados inaptos para apresentação aos Povos Indígenas; os demais 21 precisam de ajustes e têm falhas na elaboração”. O parecer definitivo só sai depois do projeto ser submetido às 56 aldeias da Terra Indígena Waimiri Atroari, em Roraima.

O segundo veio da empresa que ganhou a licitação para construir o linhão, a TNE. Segundo o Valor, a empresa enviou um pedido à Justiça para que o contrato seja rescindido. Alega que os preços constantes do contrato são insuficientes para remunerar o investimento, mesmo depois da Aneel ter dado um aumento no começo do mês, o que traz o risco de o processo ter que recomeçar do zero mais uma vez.

 

ClimaInfo, 25 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)