Linhão Manaus-Boa Vista mais uma vez em xeque

25 de setembro de 2019

A vontade do governo de construir rapidamente a linha de transmissão Manaus-Boa Vista tomou dois golpes sérios nesta última semana.

O primeiro foi desferido pela Funai por meio de um parecer bastante negativo sobre o projeto, o que complica o licenciamento da obra. André Borges, do Estadão, escreve que “dos 23 programas de redução de impactos propostos no Plano Básico Ambiental, 4 foram considerados inaptos para apresentação aos Povos Indígenas; os demais 21 precisam de ajustes e têm falhas na elaboração”. O parecer definitivo só sai depois do projeto ser submetido às 56 aldeias da Terra Indígena Waimiri Atroari, em Roraima.

O segundo veio da empresa que ganhou a licitação para construir o linhão, a TNE. Segundo o Valor, a empresa enviou um pedido à Justiça para que o contrato seja rescindido. Alega que os preços constantes do contrato são insuficientes para remunerar o investimento, mesmo depois da Aneel ter dado um aumento no começo do mês, o que traz o risco de o processo ter que recomeçar do zero mais uma vez.

 

ClimaInfo, 25 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar