‘Pedalada florestal’ do IPEA projeta cumprimento de metas climáticas

17 de outubro de 2019

Rafael Garcia conclui n’O Globo que o trabalho do IPEA que defende a tese do cumprimento com folga das metas voluntárias assumidas pelo Brasil em 2009 em Copenhagen tem vários problemas. A tese tem sido veiculada comumente pelo governo Bolsonaro.

Estas metas fazem parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima, que explicita a promessa de uma “redução de 80% dos índices anuais de desmatamento na Amazônia Legal em relação à média verificada entre os anos de 1996 a 2005”. Isso significa que o desmatamento não poderia passar de 4.000 km2, metade do desmatamento medido no ano passado e, pelo que se pode inferir a partir do DETER, menos da metade do que deve registrar o PRODES neste ano.

Garcia explica o que chama de “pedalada” florestal, dizendo que o IPEA contabilizou as emissões e a quantidade de CO2 removida da atmosfera e fixada em plantas, principalmente nas novas áreas de reflorestamento. Tecnicamente correta, a contabilização das remoções não chega a ser uma prática comum no mundo.

Em tempo: as projeções das emissões do setor de energia e da indústria indicam que as metas de 2009 para estes setores será, sim, atingida. Só que não por esforços de governos e empresas, mas pelo país ter atravessado 3 anos da pior recessão da história, o que derrubou o consumo de energia e dos materiais mais intensivos em carbono.

Algo que sim, é eficaz, mas não acreditamos recomendável.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar