Campanha agressiva promove gás natural como transição nos EUA

22 de outubro de 2019

A indústria fóssil dos EUA pode estar perdendo o carvão, mas briga agressivamente para promover o gás natural como fonte de transição para um futuro de baixas emissões. “A campanha está repleta de desinformação. O American Petroleum Institute (API) diz que está promovendo o gás como uma ‘base para o futuro’ por ser (um combustível) ‘limpo’”. Para justificar a atual exploração por fracking, a Associação Independente de Petróleo dos Estados Unidos (IPAA) ressuscitou declarações a favor do gás natural feitas pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, em 2008. Outro grupo, o Empowerment Alliance, começou outra campanha atacando as propostas do Green New Deal: “Eliminar a nossa vantagem competitiva com o gás natural vai destruir a nossa economia, matar empregos americanos e levar a mais desigualdade de renda.”

Um artigo da Daily Climate diz que a reação era previsível, posto que o status do gás natural está sendo seriamente questionado. Ele lembra um trabalho recente do Rocky Mountain Institute mostrando que o ponto de virada já aconteceu e que a “as combinações de energia solar, eólica, armazenamento, eficiência energética e o gerenciamento de demanda já são mais baratas do que a maioria das propostas de projetos de térmicas a gás”.

 

ClimaInfo, 22 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar