“Mais grilagem, mais conflito no campo e mais destruição de florestas”

22 de outubro de 2019

Marcelo Leite, na sua coluna na Folha, comentou a vontade do secretário Nabhan Garcia de instaurar a autodeclaração de propriedade da terra. De saída, Leite pontua que, “na pátria das fraudes, confiar em autodeclaração equivale a um tiro no pé do Estado”. Ele cita pesquisas da Esalq que indicaram que ⅙ do território nacional está oficialmente sem dono, ou melhor, são “terras públicas, a princípio, mas também alvo fácil para grilagem”.

É pensando nessa quantidade astronômica de terras que Leite termina seu artigo: “Grileiros declararão como posses terrenos invadidos em Unidades de Conservação ou pagarão merrecas por terras açambarcadas da União. Seria preciso muita ingenuidade, ou má intenção, para acreditar que a regularização pretendida pelo ruralismo radicado no governo de Jair Bolsonaro (ainda PSL) vá conduzir a algo além de mais grilagem, mais conflito no campo e mais destruição de florestas movida pela especulação fundiária.”

 

ClimaInfo, 22 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar