A expansão sobredimensionada do gás natural na Espanha

23 de outubro de 2019

A Espanha gastou bilhões em uma ampliação da infraestrutura para o gás natural que, agora, se revela sobredimensionada. O El País publicou um especial sobre a demanda projetada que nunca se concretizou e sobre as plantas de regaseificação que sequer foram inauguradas, mas que demandam milhões de euros anuais para manutenção em estado de espera.

As contas indicam que o déficit do sistema, transferido para todas as contas de gás, chegará a € 100 milhões (cerca de R$ 450 milhões) até o final do ano. Segundo uma das matérias, a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência reconhece que “o preço final do gás para o consumidor doméstico (incluindo impostos) é o quarto mais caro da Europa, principalmente devido ao custo mais elevado das portagens para a utilização da rede. Se considerarmos os preços antes de impostos, o preço na Espanha é o segundo mais caro da Europa.”

Em tempo: o exemplo da Espanha devia ser analisado de perto pelo governo e pelos planejadores que estão lançando o país na mesma trilha. O Novo Mercado de Gás está sendo posto em marcha acelerada, e é grande o risco de que seus pés sejam de barro. Aí, estaremos, Espanha e Brasil, condenados a pagar por uma infraestrutura impagável que, ainda por cima, contribui para que o aquecimento global continue crescendo pelas próximas décadas.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar