Termina o Sínodo para a Amazônia

27 de outubro de 2019

Terminou, ontem, o Sínodo para a Amazônia, a reunião episcopal convocada pelo Papa Francisco para entender e propor recomendações para a atuação da igreja católica na Amazônia. A mensagem para os Povos da Amazônia é simples: “A Amazônia está no coração da Igreja. É preciso saber o que está ocorrendo nesta região, atingida por ataques contra a natureza, contra os seus Povos.”

Segundo o documento final:

– O desrespeito à natureza é um desrespeito ao Criador e passa a ser entendido como uma espécie de pecado. Adota-se uma visão de ecologia integral e respeito às tradições das comunidades indígenas.

– A fixação no lucro leva a atividades contrárias à integridade da floresta, dentre as quais mineração, hidrelétricas, agropecuária e monoculturas como a soja. Denuncia os crimes contra os direitos humanos na Amazônia, a “impunidade na região com relação a violações” desses direitos e os “obstáculos para obter justiça”.

Como já vinha sendo apontado, o documento propõe a ordenação de homens casados nas zonas remotas da Amazônia para suprir a falta de padres e uma discussão sobre a implantação do diaconato feminino. Esses são os pontos mais atacados pela ala conservadora da igreja, principalmente na Alemanha e nos EUA.

Mais detalhes do documento e do final do Sínodo apareceram no noticiário do Vaticano. Aqui, vale ver as notícias nos Valor, Estadão, Globo, Folha, G1 e UOL, dentre outros.

 

ClimaInfo, 28 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar