Paris é irreversível, dizem Xi e Macron

7 de novembro de 2019

O presidente da França, Emmanuel Macron, encontrou-se na China com o presidente Xi Jinping. Os dois lamentaram o anúncio dos EUA de se retirar do Acordo de Paris. Macron afirmou que, “se quisermos estar em conformidade com o Acordo de Paris, no ano que vem teremos de reforçar nossos compromissos de redução de emissões e temos de nos comprometer com os novos compromissos para 2030 e 2050 (…) A cooperação entre a China e a União Europeia a este respeito é decisiva”, acrescentou Macron. “No próximo ano, precisamos, na agenda de reforço, estar coletivamente à altura da tarefa.” A notícia é da Reuters.

Sobre o impacto que a saída dos EUA trará à luta contra a mudança do clima, David Roberts escreveu no Vox: “A mudança climática é um problema de ação coletiva e, como problemas desse tipo, é incrivelmente difícil de resolver. Os custos de políticas climáticas ambiciosas estão ancorados no presente. Eles prejudicam círculos eleitorais específicos e poderosos e são rastreáveis até aos políticos individuais. Em contraste, os benefícios climáticos dessas políticas são difusos, abrangendo décadas e continentes. Em situações como esta, há um forte incentivo ao ‘parasitismo’, à contribuição mínima e à dependência dos outros para se ocuparem do resto“.

 

ClimaInfo, 7 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar