Nissan e-Power, um sistema híbrido diferente

13 de novembro de 2019

O pequenino Nissan Note é hoje o carro mais vendido no Japão (140 mil por ano) graças ao e-Power, um sistema híbrido diferente, capaz de proporcionar uma grande economia de combustível e, portanto, uma grande redução de emissões de CO2. Pelos padrões japoneses de medição, o carro faz 34 km/l de gasolina e tem uma autonomia que chega a 1.200 km na cidade.

O e-Power é um sistema híbrido diferente. Nos modelos híbridos convencionais (como o Toyota Prius), as rodas podem ser tracionadas tanto pelo motor a combustão quanto pelo motor elétrico. Já no sistema e-Power apenas o motor elétrico traciona as rodas. O motor a gasolina serve para mover um gerador que carrega uma pequena bateria de íon-lítio. Por ser pequena, a bateria não é tão cara quanto a de um elétrico comum como o Leaf, por exemplo, o que reduz significativamente os custos de produção.

Segundo O Globo, o modelo Kicks, produzido pela Nissan em Resende (RJ), terá uma versão e-Power até 2021.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

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