MPF do Pará admite que não há rastreamento total do gado 

17 de novembro de 2019

O rigoroso controle da produção do gado, que tem sido usado para evitar boicotes sanitários, não se aplica quando o assunto é o meio ambiente. Balanço de auditorias feitas pelo Ministério Público Federal em 23 frigoríficos, que, somados, abateram 65% do gado vendido em 2017, mostra que 6,25% dos animais apresentaram irregularidades, incluindo a compra de bois criados em fazendas com desmate ilegal ou com problemas de licenciamento ambiental.

O MPF admitiu que não há controle total do gado desde o nascimento. O procurador Daniel Azeredo admitiu que nenhum frigorífico ou empresa do varejo, como supermercados, tem como assegurar que a carne que vende foi produzida sem passar por área de desmate ilegal, relata Fabiano Maisonnave em matéria para a Folha de S.Paulo. “Isso ocorre porque eles não monitoram o gado desde a origem, ou seja, não controlam as fazendas de cria e recria, que vendem o gado para as fazendas de engorda das quais os frigoríficos compram o gado”, afirma o pesquisador Paulo Barreto, do Imazon.

No caso da JBS, a maior empresa de carne do Brasil e do mundo, o percentual de gado com evidência de irregularidade caiu de 19%, na auditoria do ano passado, para 8,3%.

As auditorias fazem parte dos Termos de Ajuste de Conduta (TACs) assinados com o MPF em 2009 por um grupo de frigoríficos que atuam no Pará, onde a conversão de floresta em pasto responde por 58% do desmatamento.

 

ClimaInfo, 18 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar