Os oceanos estão ficando rapidamente sem oxigênio 

8 de dezembro de 2019

No seu Facebook, o físico Paulo Artaxo, da USP, avisa que os “oceanos [estão] perdendo oxigênio rapidamente. Em algumas regiões tropicais, o decréscimo do gás atingiu 40-50%. Oceanos absorveram 93% do calor adicional dos gases de efeito estufa. Toda a vida nos oceanos pode já estar sendo afetada. Zonas sem oxigênio quadruplicaram nos últimos 50 anos, e há 700 áreas onde oxigênio está em níveis perigosamente baixos. Uso excessivo de fertilizantes que acabam nos oceanos e aumento de temperatura (cerca de 1oC) são os principais processos. A acidez dos oceanos aumentou 30% de 1960 a 2015, dissolvendo esqueletos calcários de alguns animais. A Vida em nosso planeta começou nos oceanos.”

O comentário foi motivado por um trabalho lançado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na COP25. O relatório completo pode ser baixado aqui.

O New York Times, O Globo e o Estadão comentaram o trabalho.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar