Continuam empacadas as negociações dos mercados de carbono

13 de dezembro de 2019

O Brasil é um dos poucos países que continuam travando as negociações sobre os futuros mercados de carbono – o Artigo 6 do Acordo de Paris.

O ministro Salles discursou na 3ª feira dizendo que o país espera que os créditos de carbono emitidos sob as regras do Protocolo de Quioto continuem a valer nos novos sistemas. Posição esta defendida pelo Brasil desde 2015. Quase todo o resto do mundo é contra. Quem ganharia seriam China, Índia e Brasil, que teriam um potencial bilionários desses créditos de carbono. Mais, eles poderiam usar esses créditos para atingir suas próprias metas climáticas, dispensando-os de esforços adicionais.

Outro ponto em pauta é quase um truque contábil. Uma empresa ou um projeto no Brasil vende um crédito de carbono para outro país. O outro país tem o direito de abater da sua meta o crédito que comprou. Brasil e Austrália querem manter o direito de abater este mesmo crédito da suas próprias metas. Um esforço, dois abatimentos. Boa parte do resto do mundo tampouco aceita isto.

Por empacar as negociações desse jeito e há tanto tempo, o Brasil mostra que está mais preocupado em garantir pequenas vantagens do que enfrentar a crise climática.

As notícias sobre as negociações do Artigo 6 saíram no Valor, na Exame, e na Folha por aqui. Tem um artigo interessante na Mongabay e duas matérias na Climate Change News, uma sobre as negociações do artigo 6 e outra sobre a posição dos grandes poluidores.

 

ClimaInfo, 13 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar