Estudo mostra que não desmatar dá mais lucro para o Brasil 

13 de dezembro de 2019

Enquanto o ministro Ricardo Salles passa o pires dos mercados globais de carbono na COP25, um grupo de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos resolveu ir direto ao ponto e solucionar a “equação do uso do solo”.  Eles mostraram como uma estratégia baseada em quatro pilares já existentes (e com resultados já comprovados) reduzem o desmatamento da Amazônia e podem fazer com que o país acabe lucrando mais do que com o modelo econômico que hoje se expande sobre a floresta. Segundo Giovana Girardi do Estadão, o trabalho é minucioso o suficiente a ponto de propor estratégias para terras em diferentes condições fundiárias na região e calcular quanto é possível aumentar em termos de produção de carne e grãos. Tudo para provar como é possível promover o desenvolvimento sustentável com desmatamento zero.

O primeiro pilar é sobre as áreas públicas sem nenhum tipo de destinação – o principal foco de grileiros. A proposta é que elas sejam destinadas para a conservação – transformadas em parques, por exemplo. A segunda ação é incentivar o aumento da produtividade das áreas já abertas na Amazônia.  A terceira estratégia é pôr em prática o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O último pilar, divulgado ontem na Conferência do Clima da ONU, é promover melhorias econômicas, ambientais e sociais na agricultura familiar, por meio de assistência técnica rural fornecida pelos Estados e pelo setor privado.

Como inúmeras vozes têm repetido, as soluções para enfrentar a crise climática existem, são técnica e economicamente viáveis. O que falta é vontade política de resolver o problema.

 

ClimaInfo, 13 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar