O consumo de carvão continua aumentando, segundo o IEA 

IEA carvão

A Agência Internacional de Energia (IEA) soltou seu relatório com projeções para o carvão: “O carvão continua a ser um combustível importante nos sistemas energéticos mundiais, representando quase 40% da produção de eletricidade e mais de 40% das emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia”.

O relatório mostra que a demanda continuou a crescer em 2018, quando atingiu o valor mais alto já registrado, principalmente para a geração de eletricidade.

Estima-se que esta demanda deva cair levemente este ano por conta de circunstâncias específicas em algumas regiões do mundo, de modo que a eventual queda não deve ser vista como uma tendência duradoura.

“Nos próximos cinco anos, prevê-se que a demanda mundial por carvão permaneça estável, apoiada pela resiliência do mercado chinês, que representa metade do consumo mundial. O relatório destaca que esta estabilidade pode ser comprometida por políticas climáticas mais fortes dos governos, por preços mais baixos do gás natural ou pela evolução da situação na República Popular da China.”

 

ClimaInfo, 19 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)