Estudo liga o valor dos títulos dos governos ao estado do meio ambiente

meio ambiente

Parte dos títulos emitidos pelos tesouros nacionais podem perder valor caso as políticas ambientais não protejam o meio ambiente. Esta é uma das conclusões de um estudo que analisou a relação entre os títulos da dívida pública emitidos por diversos governos e o capital natural dos países.

Matéria da Página 22 explica que “a emissão de títulos soberanos é uma maneira de o governo captar recursos para financiar diversas iniciativas, como aquelas relacionadas a projetos de infraestrutura.

A rentabilidade de títulos soberanos está sujeita a diversos fatores, tais como estabilidade política, superávit ou déficit da balança comercial, saúde financeira, eventos extremos e rigidez orçamentária.”

O relatório se debruçou sobre “aqueles [países] que mais dependem do capital natural no que se refere às exportações. De acordo com o relatório, estima-se que 28% dos títulos soberanos da Argentina e 34% dos títulos soberanos do Brasil podem estar sujeitos a mudanças já previstas em diretrizes climáticas e contra o desmatamento a serem adotadas na próxima década (…) O Brasil pode sofrer perdas significativas na produção agrícola devido a pressões ao seu capital natural. Um cenário com alto nível de desmatamento pode resultar na redução de produtividade da soja de aproximadamente 33% no estado do Mato Grosso, o maior produtor de grãos de soja do Brasil.”

O trabalho da Grantham Research Institute pode ser baixado aqui.

 

ClimaInfo, 07 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)