A Vale, sempre ela

Vale tragédia ambiental

Na sequência das tragédias de Mariana e Brumadinho, corremos o risco de viver uma nova tragédia ambiental promovida pelas atividades da Vale, a gigante da mineração. No dia 24 de fevereiro, uma enorme embarcação que transportava minério de ferro para a mineradora sofreu duas avarias e, com a entrada de água, acabou tombando. Para evitar o naufrágio quase certo, o capitão encalhou o MV Stellar Banner num banco de areia a 100 km do litoral do Maranhão.

A embarcação tem 55 metros de largura e 340 metros de comprimento, uma área equivalente a mais de três campos de futebol. Está carregada com 294,8 mil toneladas de minério e seu tanque de combustível carrega aproximadamente 4 milhões de litros. As consequências de eventuais vazamentos ainda não estão claras.

O MV Stellar Banner é de propriedade da sul-coreana Polaris Shipping, a mesma empresa que era responsável pelo Stellar Daisy, embarcação que naufragou no Atlântico em 2017 após ter sido carregada no Terminal Marítimo da Ilha de Guaíba, da Vale, no Rio de Janeiro. A mineradora parece ter uma especial atração pela repetição dos mesmos erros.

As informações são do Estadão, Valor, G1 e Maritime Bulletin.

 

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)