Desmatamento na Amazônia pode enterrar o acordo com UE

Floresta Amazônia fundo Amazônia

Se o governo brasileiro não reduzir o desmatamento na Amazônia aos níveis de 2017, o acordo de livre-comércio Mercosul-UE não será ratificado pela Alemanha.

Gabriel Vasconcelos e Daniela Chiaretti, no Valor, acompanharam uma mesa-redonda sobre economia e meio ambiente no Rio, onde esteve o embaixador alemão Georg Witschel. Ele foi foi duro e direto. Falando da importância do Fundo Amazônia para seu país, Witschel avisou que “o fracasso do Fundo Amazônia será um torpedo no navio do acordo entre Mercosul e União Europeia, navio que está bem lento e já tem um pouco de água.” E acrescentou: “Se o governo não conseguir lutar contra o desmatamento ilegal e reduzi-lo às taxas de 2017, acho que não tem nenhuma chance de ratificar [o acordo] na Alemanha e o [presidente da França, Emmanuel] Macron e outros ficarão bem felizes com isso.”

Sobre a Noruega, parceira no Fundo Amazônia, o embaixador comentou: “Tenho a impressão de que sobretudo a Noruega está de saco cheio. E como posso entender, e a sociedade também está, se eu fosse cidadão norueguês [estaria de saco cheio].”

 

ClimaInfo, 5 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)