O valor dos manguezais e seu desmatamento em Mianmar

manguezais

A costa da Flórida costumava ser coberta de manguezais. Nos últimos anos, estima-se que 3% deles foram trocados por empreendimentos imobiliários. O custo dessa destruição foi estimado por dois economistas em US$ 1,8 milhão por ano por km2. Este é o prejuízo adicional provocado por furacões e tempestades que atingiram a costa e que teria sido evitado se os manguezais ainda estivessem lá. Só o furacão Irma, em 2017, provocou um dano adicional de quase meio bilhão de dólares.

Eric Roston, na Bloomberg, comentou: “Meu Deus, quem poderia saber que supor que um recurso natural gratuito pudesse ser removido sem quaisquer consequências, geraria enormes problemas econômicos e sociais?”

Um artigo que acaba de sair na Nature fala do desmatamento de manguezais em Mianmar. Os pesquisadores estimam que, entre 1996 e 2016, o país tenha convertido 60% de seus manguezais em lavouras.

Os manguezais representam apenas 0,7% da área de vegetação tropical da Terra, mas estão entre os ecossistemas mais produtivos e importantes do mundo. Eles propiciam uma variedade rica de benefícios ecológicos e socioeconômicos, servindo de viveiros para uma variedade de espécies de peixes, protegendo as costas contra ressacas associadas a tempestades e tsunamis e, ainda por cima, armazenam muito carbono.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)