Nova mortandade de peixes, agora a jusante da Hidrelétrica Sinop

17 de março de 2020

Fotos e vídeos captados ontem mostram uma quantidade enorme de peixes mortos ao longo do rio Teles Pires abaixo da Usina Hidrelétrica de Sinop. É a segunda vez em pouco mais de um ano que um desastre como esse acontece. A justiça chegou a suspender a licença de operação da Usina depois da segunda mortandade, ocorrida em fevereiro do ano passado. No último janeiro, os donos da usina se comprometeram em acordo a pagar R$ 4 milhões por danos ambientais.

No ano passado, os peixes apareceram mortos na represa, ainda antes da barragem. A Secretaria de Meio Ambiente havia autorizado a empresa a encher o reservatório em 75 dias, metade do tempo indicado. Com isso, a biomassa degradou rapidamente reduzindo significativamente o oxigênio dissolvido n’água e os peixes morreram. Ainda não se sabe o que aconteceu desta vez. A notícia saiu somente no Só Noticias do Mato Grosso.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar