Agência do Petróleo será dirigido por militar sem experiência

Agência Nacional de Petróle

Bolsonaro indicou o contra-almirante da reserva, Rodrigo Saboia, para chefiar a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o Brazil Journal, “o LinkedIn de Saboia sugere que ele não tem experiência prática no setor de petróleo e gás. Atualmente, ele é o superintendente de meio ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, onde está há mais de sete anos. Antes, foi oficial de comando da Força de Superfície da Marinha e chefiou a equipe de assessoria do Diretor-Geral do Material da Marinha.”

A indicação do contra-almirante precisa ser aprovada pelo Senado.

E ele pegará uma crise global no setor com um preço do barril de petróleo que continua caindo. Ontem, pela primeira vez desde 2003, o preço caiu abaixo de US$ 30. Junto, a Arábia Saudita anunciou a exportação recorde de 10 milhões de barris por dia.

Para vários analistas, a demanda despencou com o fechamento da China e, depois, da Europa, e a perspectiva é esta ainda cairá mais. Isto associado a um excesso de oferta capitaneada pela Arábia Saudita, que está sendo acompanhada por Argélia e Nigéria, países que dependem do petróleo para fechar suas contas diárias.

 

ClimaInfo, 19 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)