Agência do Petróleo será dirigido por militar sem experiência

19 de março de 2020

Bolsonaro indicou o contra-almirante da reserva, Rodrigo Saboia, para chefiar a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o Brazil Journal, “o LinkedIn de Saboia sugere que ele não tem experiência prática no setor de petróleo e gás. Atualmente, ele é o superintendente de meio ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, onde está há mais de sete anos. Antes, foi oficial de comando da Força de Superfície da Marinha e chefiou a equipe de assessoria do Diretor-Geral do Material da Marinha.”

A indicação do contra-almirante precisa ser aprovada pelo Senado.

E ele pegará uma crise global no setor com um preço do barril de petróleo que continua caindo. Ontem, pela primeira vez desde 2003, o preço caiu abaixo de US$ 30. Junto, a Arábia Saudita anunciou a exportação recorde de 10 milhões de barris por dia.

Para vários analistas, a demanda despencou com o fechamento da China e, depois, da Europa, e a perspectiva é esta ainda cairá mais. Isto associado a um excesso de oferta capitaneada pela Arábia Saudita, que está sendo acompanhada por Argélia e Nigéria, países que dependem do petróleo para fechar suas contas diárias.

 

ClimaInfo, 19 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar