Crise no setor de transportes afeta mercado de veículos elétricos

carros elétricos

As quarentenas têm mantido os carros nas garagens e, somadas à perspectiva de recessão, reduzido o apetite dos consumidores pela comprar de carros novos. Isso parece valer também para os carros elétricos e híbridos. Se a China for um bom indicador, esse mercado sofrerá bastante neste ano.

Em janeiro, as vendas de autos elétricos na China caíram pela metade quando comparadas com o mesmo mês em 2019. Em fevereiro, quando a quarentena chinesa foi geral, a queda nas vendas foi de 77% e a queda na produção de 80%.

Analistas entrevistados pela Grist entendem que o mercado de elétricos na China deverá se recuperar mais rapidamente do que o dos convencionais, e que o mesmo deve acontecer na Europa, em que pese a possível recessão. A dúvida, para eles, é os EUA. Se as iniciativas verdes ocuparem mais espaço, é possível que os veículos elétricos recebam incentivos e passem a dividir o mercado com os fósseis.

De qualquer maneira, há uma grande dúvida: se muita gente se acostumar a trabalhar em casa, a demanda por transporte, particularmente pelo transporte individual, deve mudar para um patamar mais baixo.

 

ClimaInfo, 26 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)