Nós humanos estamos facilitando o surgimento de novas pandemias

25 de março de 2020

“Estamos mudando o clima e não podemos fingir que estas mudanças radicais na forma como a Terra e a vida na Terra funcionam não afetarão a nossa saúde”, disse Aaron Bernstein, da Universidade Harvard, à WFYI em conversa sobre o coronavírus, outras epidemias e o futuro.

Aaron comenta o caso da epidemia de Ebola no oeste da África, onde o desmatamento foi destruindo o habitat de várias espécies, dentre as quais os morcegos: “Provavelmente, parte da razão pela qual isso aconteceu é porque os morcegos que carregam o vírus Ebola perderam seus habitats”. Estaríamos, assim, facilitando a transmissão para a população local.

Bernstein estende sua preocupação para além dos animais silvestres. O modo de produção de proteína animal, de granjas compactando milhares de animais, é um criadouro perfeito de vírus de onde podem sair mutações tão mortais quanto difíceis de eliminar.

 

ClimaInfo, 26 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar