“Bolsonaro, isolado e desafiador, descarta a ameaça do coronavírus”

bolsonaro isolado

Este é o título de uma matéria do New York Times de ontem. Ela dá conta dos disparates que Bolsonaro dispara em rede nacional, nas conversas matinais quando deixa a residência oficial e no que insiste em postar na sua página no Twitter. A matéria aborda, também, o confronto com governadores, com o Congresso e com o Judiciário.

Maria Hermínia Tavares, da USP, entende que Bolsonaro “permanece no poder por uma simples razão: ninguém quer criar uma crise política para removê-lo no meio de uma emergência de saúde.”

Resumindo, a matéria diz que “a resposta de Bolsonaro à pandemia tornou-o uma aberração numa região onde a maioria dos líderes moveram-se rapidamente para implantar medidas para que a população fique em casa, que as fronteiras e o comércio sejam fechados”, como na Argentina, na Colômbia e no Chile.

Uma outra matéria na New Yorker comenta o comportamento de Bolsonaro frente à pandemia e diz que ele “não parece capaz de reformular seu comportamento delinquente.”

Em tempo 1: Segundo a Bloomberg, na 2ª feira, Trump disse pretender estender a proibição de entrada de estrangeiros nos EUA para mais países. Rumores dizem que o Brasil está na nova lista.

Em tempo 2: Em coletiva dada ontem, Trump disse que Bolsonaro “tem um problema com o vírus (…) O Brasil está parando, ele teve que parar.”

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.