“Bolsonaro, isolado e desafiador, descarta a ameaça do coronavírus”

2 de abril de 2020

Este é o título de uma matéria do New York Times de ontem. Ela dá conta dos disparates que Bolsonaro dispara em rede nacional, nas conversas matinais quando deixa a residência oficial e no que insiste em postar na sua página no Twitter. A matéria aborda, também, o confronto com governadores, com o Congresso e com o Judiciário.

Maria Hermínia Tavares, da USP, entende que Bolsonaro “permanece no poder por uma simples razão: ninguém quer criar uma crise política para removê-lo no meio de uma emergência de saúde.”

Resumindo, a matéria diz que “a resposta de Bolsonaro à pandemia tornou-o uma aberração numa região onde a maioria dos líderes moveram-se rapidamente para implantar medidas para que a população fique em casa, que as fronteiras e o comércio sejam fechados”, como na Argentina, na Colômbia e no Chile.

Uma outra matéria na New Yorker comenta o comportamento de Bolsonaro frente à pandemia e diz que ele “não parece capaz de reformular seu comportamento delinquente.”

Em tempo 1: Segundo a Bloomberg, na 2ª feira, Trump disse pretender estender a proibição de entrada de estrangeiros nos EUA para mais países. Rumores dizem que o Brasil está na nova lista.

Em tempo 2: Em coletiva dada ontem, Trump disse que Bolsonaro “tem um problema com o vírus (…) O Brasil está parando, ele teve que parar.”

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar