Novo plano climático do Chile prevê pico das emissões para 2025

12 de abril de 2020

O Chile apresentou seu novo plano climático para o Acordo de Paris aumentando de forma expressiva suas ambições. As emissões deverão atingir um pico em 2025 e, a partir de então, diminuir até a meta de emissões líquidas zero em 2050. O pico previsto é substancialmente menor do que o assumido na NDC de 2015. A redução será alcançada pelo fechamento de térmicas a carvão, pela promoção de veículos elétricos e pelo plantio de florestas. Megan D’Arby, do Climate Change News, comentou positivamente o plano chileno.

Em tempo: No final de março, a Rússia também anunciou seu plano climático. Segundo Alister Doyle and Chloé Farand, do Climate Change News, o plano é muito fraco. Diplomaticamente, o diretor do Greenpeace, Vladimir Chuprov, agradeceu a iniciativa russa, entendendo que se tratava apenas de um começo de conversa, “mas é apenas um passinho de bebê.”

No começo de abril, o Japão anunciou a sua nova NDC, também com “passos de bebê”. Shekhar Deepak Singh, também no Climate Change News, comentou que o plano japonês “não só é tremendamente insuficiente para atingir metas climáticas maiores, como também nega a ciência e cria um mau precedente, especialmente quando a COVID-19 se espalha pelo planeta”.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar