Bancos se preparando para virar petroleiras

13 de abril de 2020

O setor de exploração de óleo e gás de folhelho não é viável com os atuais níveis de preços do petróleo. O fracking é mais custoso do que os poços tradicionais de petróleo e, nos EUA, a expansão vertiginosa do fracking nos últimos anos se deu a partir de empréstimos tidos no mercado como temerários. Estima-se que o volume dos empréstimos tenha chegado a US$ 200 bilhões.

Pequenos atrasos ou variações de preço levaram muitas das empresas à falência. Uma crise como a atual, que alia a queda de demanda com preços muito baixos, representa a morte para um número ainda maior de empresas.

Assim, diz uma matéria da Reuters, os grandes bancos estão fazendo planos para executar as dívidas e se tornarem petroleiras. A matéria conta que o JPMorgan, o Wells Fargo, o Bank of America e o Citigroup estão constituindo empresas para assumir os ativos e contratando executivos com experiência neste universo.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar