Futuro dos fósseis em jogo na Argentina

30 de abril de 2020

Nas próximas semanas, a Argentina e o FMI devem discutir a situação econômica do país e da sua dívida para com o Fundo. Há dois anos, o FMI emprestou US$ 44 bilhões avaliando que a exploração de petróleo dos campos de folhelho de Vaca Muerta serviriam como uma espécie de garantia de que o país teria, em breve, receitas para sair da crise. Receitas futuras estas que caíram com a queda do preço do barril nas últimas semanas.

Vaca Muerta é a segunda maior reserva de folhelho do mundo, atrás apenas da bacia Permiana norte-americana. Mas sua localização, nas proximidade dos Andes patagônicos, apresenta uma série de obstáculos técnicos e logísticos que a fazem, hoje, ser vista como um dos campos economicamente mais vulneráveis do mundo.

Para Jonathan Watts, do The Guardian, as reuniões com o FMI mostrarão ao mundo como o órgão multilateral vê o futuro dos combustíveis fósseis – se continuam sendo ativos importantes a ponto de servirem de garantia, ou se o órgão colocará em prática o que disse sua diretora executiva, Kristalina Georgieva, sobre o que comentamos na nota anterior.

 

ClimaInfo, 30 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar