Nos EUA, renováveis geram mais eletricidade que carvão

renováveis EUA

Pela primeira vez as renováveis norte-americanas geraram mais eletricidade do que o carvão por um período de 40 dias seguidos, de 25 de março a 3 de maio. Essa geração não inclui os painéis solares em telhados de edificações, só a das grandes plantas. Para comparação, ao longo de todo o ano passado, as renováveis superaram a geração a carvão em um total de 38 dias. O que está acontecendo este ano é a soma de preços mais baixos do gás natural, um clima mais quente que demanda menos aquecimento e a entrada em operação de um número significativo de plantas renováveis no ano passado. Também contribuiu o fato da demanda ter caído por conta do coronavírus. O Instituto de Análise Econômica e Financeira da Energia (IEEFA) e a Reuters deram a história.

A mesma queda na demanda que fez despencar o preço do barril de petróleo fez despencar o preço do gás natural, o qual, por sua vez, está arrastando para baixo a demanda e o preço do carvão mineral usado para geração de eletricidade.

A Agência Internacional de Energia estima que o consumo de carvão será 8% menor do que o do ano passado. Segundo o Financial Times, pela primeira vez desde 2003, o preço da tonelada de carvão no noroeste da Europa caiu abaixo de US$ 40, o preço do carvão australiano de primeira linha caiu 25% e o da Indonésia, de menor qualidade, caiu 20%, sendo vendido a US$24 por tonelada.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)