Investimentos verdes para estimular a economia e conter a mudança do clima

6 de maio de 2020

O governo alemão está sendo instado a alinhar políticas de recuperação econômica às metas de Paris. Dentre elas, que seja um preço pelas emissões dos produtos vendidos pelas distribuidoras de petróleo e gás. Sessenta e oito grandes corporações europeias assinaram um documento por “uma economia resiliente que alcance a neutralidade climática através de inovação e competitividade”.

Daniela Chiaretti, no Valor, conversou com o embaixador alemão, Georg Witschel: “Estamos lutando agora com a pandemia e a recuperação econômica”, disse ele. “Muitos governos estão colocando fortes recursos para reerguer o mundo antigo, de antes da pandemia. Mas há uma oportunidade única: escolher um futuro moderno, investir em infraestrutura e tecnologia novas, boas para o clima”. O embaixador completou: “a COVID-19 irá desaparecer um dia. Mas a mudança climática continua e a perda de biodiversidade também tem algo a ver com pandemias.”

Para o Carbon Brief, o professor Cameron Hepburn e Brian O’Callaghan, da Universidade de Oxford, informaram que publicarão, em conjunto com os professores Nicholas Stern, Joseph Stiglitz e Dimitri Zenghelis, um estudo analisando um conjunto amplo de políticas de estímulo econômico. Foram incluídas aquelas mais alinhadas com a luta contra a mudança do clima e outras nem tanto. Os professores anunciaram ter feito uma pesquisa com 230 economistas renomados para classificar as políticas segundo a velocidade de implementação, o benefício econômico de longo prazo e o impacto climático. As maiores notas foram atribuídas àquelas mais “verdes”, como fontes renováveis de energia e a modernização de edificações, enquanto classificaram, na outra ponta, o salvamento incondicional das empresas de aviação. O The Guardian e a Universidade de Oxford também comentaram a pesquisa.

No mês passado, foi lançada a Aliança para uma Recuperação Verde na Europa, assinada por 12 ministros do meio ambiente, 79 membros do Parlamento Europeu, 37 CEOs e associações empresariais, além de grupos ambientalistas, sindicatos e think-tanks. Esta semana, a EuroActiv informou que a Aliança ganhou o reforço de 50 corporações do mundo financeiro. Entre elas, as seguradoras AXA e Allianz; os bancos BNP Paribas, Santander e BBVA; e as gestoras de fundos, Groupama Asset Management, Nordea Life & Pension e PensionDanmakr. A Aliança se diz engajada em planos de recuperação econômica verdadeiramente transformadores que colocam a luta contra as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade no centro das políticas econômicas europeias.

Outra coalizão, a Comissão para Transições Energéticas, soltou um documento dizendo: “Hoje, pedimos aos governos do mundo que apliquem sabiamente o estímulo econômico e invistam na economia do futuro”. O grupo é formado, dentre outras grandes corporações, por BP, Dalmia Cement, Iberdrola, Envision, Heathrow Airport, HSBC, Orsted, Schneider Electric, Shell, Allianz e SNAM. A notícia é da EuroActiv.

Vale ler a matéria de Roger Harrabin, na BBC, com boas comparações e bons infográficos. Ao final, ele lembra que a crise financeira de 2008 também abria a possibilidade de uma recuperação verde. Harrabin traz Nick Robins, da London School of Economics, mostrando uma estimativa segundo a qual apenas 16% das iniciativas podiam ser chamadas de verdes, principalmente porque a China investiu maciçamente em combustíveis fósseis: “Se temos alguma esperança de combater as mudanças climáticas, devemos ter certeza absoluta de que desta vez vamos fazer melhor”.

 

ClimaInfo, 7 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar