Reino Unido resiste a restrições climáticas no acordo com a União Europeia

Reino Unido

Na esteira do Brexit, a União Europeia quer que o Reino Unido continue cooperando na luta contra o aquecimento global, e quer que isso faça parte do acordo comercial em negociação. Jim Brunsden, no Financial Times, explica que os europeus querem garantias de que os ingleses seguirão alinhados com as metas climáticas. Do seu lado, os ingleses não querem assumir esse tipo de compromisso em troca de um acesso preferencial ao mercado europeu.

Nas palavras de um dos negociadores europeus, “a comissão [de negociação] previu a inclusão do acordo de Paris como um elemento essencial. Isso significa de fato que tanto a União Europeia quanto o Reino Unido se comprometem a respeitar o acordo de Paris e, caso um não o faça, a outra parte pode tomar medidas a respeito. Por enquanto, o Reino Unido parece não querer isso.”

O porta-voz britânico, por sua vez, confirmou que seu governo se opõe a colocar isso em um acordo comercial. “Os acordos que firmamos com a União Europeia reafirmam os compromissos de ambas as partes para com o Acordo de Paris, mas reconhece o direito de cada um decidir sua própria regulamentação para cumprir os respectivos objetivos climáticos”, disse. “Para isso, não é preciso um compromisso jurídico internacional vinculante adicional.”

 

ClimaInfo, 8 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)