Vale, Eletrobras e JBS excluídas do maior fundo soberano do mundo

Noruega

O Fundo Soberano da Noruega (NBIM) anunciou a venda de suas participações na Vale e na Eletrobras. O Fundo já havia se desfeito da participação na JBS por corrupção grave. A Vale foi excluída pelos desastres de Mariana e Brumadinho, e a Eletrobras por violações sistemáticas aos Direitos Humanos, com destaque para Belo Monte.

Os “desinvestimentos” decididos pelo Fundo contemplam também as principais corporações de mineração e de eletricidade de todo o mundo, basicamente por terem em seu portfólios operações com o carvão.

O Fundo vem impondo fortes restrições a práticas não sustentáveis e não éticas. Também estão excluídos do Fundo o setor nuclear, a indústria do tabaco e grandes emissores de gases de efeito estufa.

A lista completa das excluídas está aqui. UOL, Valor, Financial Times e Folha, dentre outros, escreveram sobre os desinvestimentos.

Por coincidência, ontem a Vale anunciou que investirá US$ 2 bilhões até 2030 para reduzir as emissões associadas à energia que usa. A meta é reduzir em 4,6 milhões de toneladas de carbono até 2030. Rafael Rosas e Francisco Góes, no Valor, falaram com o presidente da empresa. Quanto a Brumadinho, em fevereiro, a empresa estimava que gastaria R$ 8 bilhões para encerrar os processos judiciais.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)