Vale, Eletrobras e JBS excluídas do maior fundo soberano do mundo

14 de maio de 2020

O Fundo Soberano da Noruega (NBIM) anunciou a venda de suas participações na Vale e na Eletrobras. O Fundo já havia se desfeito da participação na JBS por corrupção grave. A Vale foi excluída pelos desastres de Mariana e Brumadinho, e a Eletrobras por violações sistemáticas aos Direitos Humanos, com destaque para Belo Monte.

Os “desinvestimentos” decididos pelo Fundo contemplam também as principais corporações de mineração e de eletricidade de todo o mundo, basicamente por terem em seu portfólios operações com o carvão.

O Fundo vem impondo fortes restrições a práticas não sustentáveis e não éticas. Também estão excluídos do Fundo o setor nuclear, a indústria do tabaco e grandes emissores de gases de efeito estufa.

A lista completa das excluídas está aqui. UOL, Valor, Financial Times e Folha, dentre outros, escreveram sobre os desinvestimentos.

Por coincidência, ontem a Vale anunciou que investirá US$ 2 bilhões até 2030 para reduzir as emissões associadas à energia que usa. A meta é reduzir em 4,6 milhões de toneladas de carbono até 2030. Rafael Rosas e Francisco Góes, no Valor, falaram com o presidente da empresa. Quanto a Brumadinho, em fevereiro, a empresa estimava que gastaria R$ 8 bilhões para encerrar os processos judiciais.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar