Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade

Dia da Biodiversidade

“A perda da biodiversidade é uma perda para a humanidade”. A frase, do site da ONU, ganhou cores trágicas com a atual pandemia de origem zoonótica. “A perda da biodiversidade ameaça a todos, incluindo a nossa saúde. Está provado que a perda da biodiversidade pode expandir as zoonoses – doenças transmitidas dos animais para os humanos – enquanto, por outro lado, se mantivermos a biodiversidade intacta, ela oferece excelentes ferramentas para lutar contra pandemias como as causadas pelos coronavírus.” A ONU definiu o tema para 2020 como sendo “Nossas soluções estão na natureza”.

Este ano é o último dedicado pela ONU à biodiversidade. A década que se inicia em 2021 será a da Ciência dos Oceanos para a Sustentabilidade e a da Restauração dos Ecossistemas.

Mercedes Bustamante e a Coalizão Ciência e Sociedade assinaram um artigo n’O Eco apontando que vivemos no Brasil sob um governo que, ao mesmo tempo, incentiva a destruição do mais biodiverso ecossistema do planeta, desmonta a governança ambiental do país e, ainda por cima, nega e repudia os conhecimentos aportados pelo melhor da ciência.

Também vale ver a matéria de Kong Lingyu da China Dialogue a respeito.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)