Novo vírus misterioso ameaça coelhos 

vírus coelhos

O país com maior número de casos e de óbitos por COVID-19, os EUA, também está enfrentando uma outra epidemia que ameaça a vida de milhares… de coelhos. Com casos registrados em sete estados norte-americanos, o vírus da Doença Hemorrágica Tipo 2 não afeta seres humanos ou outros animais, mas já causou a morte de milhares de coelhos e lebres de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Esse vírus foi identificado pela 1ª vez há dez anos na França, de onde se espalhou para outros países europeus e, depois, para a Austrália. De acordo com veterinários, o vírus é altamente contagioso e age de forma rápida, causando a morte do animal em pouco tempo.

Por falar em animais, o governo da Holanda confirmou nesta semana o registro da transmissão do novo coronavírus de um ser humano para um vison. Desde o começo da pandemia, diversos países registraram contágio de animais domésticos, como cães e gatos, pelo coronavírus. Um estudo publicado no começo de maio no New England Journal of Medicine confirmou que o novo coronavírus pode infectar gatos e que, provavelmente, os animais podem transmitir a COVID-19 entre si, mas ainda não há certeza sobre a possibilidade de contágio de humanos por animais.

De toda forma, a recomendação médica é que pessoas com a COVID-19 evitem contato com animais de estimação.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)