Potencial eólico offshore é 40 vezes a capacidade instalada nacional

27 de maio de 2020

Em águas territoriais brasileiras batem ventos com capacidade de até 7,2 TW (quadrilhão de Watts), mais de 40 vezes a capacidade de todas as usinas que geram eletricidade no país, que somam cerca de 170 GW.

Os aproveitamentos eólicos existentes ficam todos em terra firme, embora a tecnologia de plantas offshore seja bem conhecida lá fora.

Embora boa parte desta capacidade fique longe da costa, nas águas mais rasas da costa do Nordeste e do Norte, o potencial é de 980 GW, mais de cinco vezes a capacidade nacional. E esses ventos, além de serem muito bons, têm a vantagem de serem complementares: enquanto a potência dos ventos é maior na costa de Pará e Amapá no verão, no inverno a situação muda, e os ventos ficam mais fortes nas costas de Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Caprichando nos projetos, “estocar vento” deixa de ser importante.

Aliás, o mesmo vale para térmicas fósseis existentes e futuras. O Canal Energia fez uma matéria sobre a pesquisa que está sendo realizada na Universidade Federal de Santa Catarina. Vale dizer que, entre esses trabalhos gerais de avaliação de potencial e um projeto real, será preciso estudos bem mais detalhados e profundos. Mas os ventos são favoráveis.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar