Um novo livro destrincha com detalhes algumas das estratégias utilizadas por grandes companhias para desinformar o público e esconder os efeitos nocivos de seus produtos. Escrito por David Michaels, ex-auxiliar da gestão de Barack Obama para saúde e segurança ocupacional, a obra “The Triumph of Doubt” (O Triunfo da Dúvida, em português) vai além dos exemplos clássicos já conhecidos, como os da indústria do tabaco e das gigantes do petróleo, e mergulha em como empresas dos mais variados setores recorreram a ações de lobby junto a governos, parlamentares e oficiais do Judiciário, além do financiamento de pesquisas pseudocientíficas, para convencer autoridades e consumidores sobre a segurança de seus produtos, mesmo sabendo que ofereciam risco à saúde pública e ao meio ambiente.
Vale a pena ler a entrevista que a Vox fez com o autor, onde ele destaca alguns desses exemplos e aponta como esses estratagemas foram sendo adaptados ao longo do tempo, especialmente depois que Trump chegou à presidência dos EUA alimentado por uma máquina digital de desinformação.
ClimaInfo, 2 de junho de 2020.
Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.