Potência solar instalada ultrapassa soma de nuclear e carvão no Brasil

5 de junho de 2020

Os últimos meses foram bons para a geração elétrica solar no Brasil. Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostra que a potência total instalada na fonte (somando geradores de grande porte com os pequenos sistemas) chegou a 5.764 MW, acima dos 5.587 MW instalados em usinas a carvão e nucleares no país. Míriam Leitão destacou esse dado em sua coluna no jornal O Globo.

E o ritmo segue positivo para as fontes renováveis no Brasil. Em maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a operação comercial de mais de 493,8 MW de potência em usinas novas, sendo que as centrais eólicas lideraram a ampliação da matriz energética no último mês, com 220 MW (44,5% do total).

Outras fontes, como biomassa e fotovoltaicas, também tiveram crescimento significativo na capacidade geradora, com acréscimo de 126 MW e 120 MW respectivamente. As três fontes assinaladas representaram 90% do total de energia nova autorizada pela ANEEL.

 

ClimaInfo, 5 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar