Reflexões sobre o impacto da pandemia para o futuro e a luta climática, por Richard Sennett

Richard Sennett

O sociólogo Richard Sennett (London School of Economics & MIT) faz, no El País, observações muito interessantes sobre o que aprendemos com a pandemia nas cidades e as mudanças climáticas.

Para o combate às mudanças climáticas é bom que vivamos em cidades adensadas, que vivamos de forma mais compacta, usando o transporte público e não carros. Mas a densidade populacional também pode ser uma ameaça, como vimos na pandemia. É portanto importante desenvolvermos formas para que nossas cidades sejam tanto verdes como saudáveis. Sennett cita que a proposta da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, é a que mais lhe agrada: criar “nós de concentração”, ou “cidades de 15 minutos”.

“Nelas, as pessoas podem chegar de bicicleta ou andando em 15 minutos a um centro ao qual não se necessite de transporte público, que pode chegar a ser muito perigoso em casos como o que vivemos atualmente”, aponta Sennett. “É uma mudança enorme. Em cidades como Paris, significa reconstruir totalmente a urbe. Seria algo mais parecido com Londres, que é uma espécie de acúmulo de muitas cidades entre as quais você pode se deslocar a pé”.

No entanto, esse caminho seria inviável no sul global, onde as pessoas vivem na periferia, a horas de distância de seus trabalhos. Para Sennett, é possível se pensar em alternativas nesses casos. “Existem maneiras de, pelo menos, se criar redes de comunicação para que as pessoas saibam o que acontece no resto da cidade e possam reagir. (…) Não é uma grande opção, mas há tão pouco dinheiro na maioria das cidades dos países em desenvolvimento que a situação é completamente diferente. A não ser que haja uma mudança maciça na economia e no poder estatal, é mais uma estratégia de adaptação”.

Sennett também critica o liberalismo como força econômica, por ter enfraquecido as rede de proteção social que nos ajudariam em casos de crise.

 

ClimaInfo, 16 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)