Aquecimento global provoca fuga em massa de espécies para os polos

aquecimento global

O aquecimento global está forçando milhares de espécies a se aproximarem cada vez mais das regiões polares, abandonando seus habitats naturais. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e publicado no mês passado na revista Nature Ecology & Evolution.

O estudo montou a base de dados BioShifts a partir da análise de 258 pesquisas, o que permitiu comparar mais de 30 mil mudanças de habitats registradas nas últimas décadas para mais de 12 mil espécies  de fauna e flora, além de fungos e bactérias.

O levantamento mostra que as espécies marinhas estão se movendo em direção aos polos Norte ou Sul a um ritmo médio de 6 quilômetros por ano, bem mais rápido que a movimentação de espécies terrestres, que se aproximam dos polos a um ritmo médio de 1,8 metros por ano.

A diferença pode ser explicada pela sensibilidade à temperatura em ambientes marinhos e terrestres. A água conduz calor de forma muito mais efetiva que o ar, o que deixa espécies marinhas e animais ectotérmicos (de sangue frio) mais vulneráveis à variação de temperatura. Já os animais terrestres têm mais facilidade para regular sua temperatura interna em relação à externa. Além disso, existem mais obstáculos físicos para a migração de espécies terrestres (como, por exemplo, os seres humanos) do que para a de espécies aquáticas.

Os efeitos desses movimentos sobre a diversidade biológica da Terra podem ser devastadores. Com o aquecimento crescente do planeta, mais espécies terão que disputar um espaço reduzido de água ou terra com temperatura mais fresca, o que pode pressionar as condições de vida e, consequentemente, resultar na extinção de algumas delas.

 

ClimaInfo, 17 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)