ONU não realizará sessões de negociação climática em 2020

ONU negociações climáticas

O Secretariado da Convenção Clima (UNFCCC) confirmou na 2ª feira (22/6) que não realizará mais os encontros técnicos de seus órgãos subsidiários em 2020. Estas sessões de negociação, que geralmente acontecem entre os meses de junho e julho, são tradicionalmente vistas como um momento preparatório importante para a Conferência do Clima (COP), em geral agendada para o final do ano. No entanto, a pandemia mudou completamente o calendário.

Em um primeiro momento, os encontros técnicos da UNFCCC foram remarcados para outubro de 2020, mesmo com o adiamento da COP26 para novembro de 2021 em Glasgow, Escócia. No entanto, de acordo com o Secretariado, as restrições aplicadas pelo governo da Alemanha à entrada e à circulação de estrangeiros no país, causadas pela pandemia, dificultaram a viabilidade do encontro presencial na data marcada. Assim, decidiu-se pelo adiamento para 2021, ainda sem data confirmada.

O adiamento desses encontros traz mais dor de cabeça para aqueles que pretendiam mobilizar esforços em 2020 para pressionar os governos a aumentar o grau de ambição de seus compromissos no Acordo de Paris.

 

ClimaInfo, 24 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)