A ExxonMobil e outras petroleiras são processadas por estado norte-americano

ExxonMobil

O estado norte-americano de Minnesota entrou ontem (25/6) com um processo na Justiça contra as companhias ExxonMobil e Koch Industries e o American Petroleum Institute por responsabilidade na crise climática e nos danos que ela tem causado. Na ação, o governo pede que as empresas deixem de recorrer a “práticas enganosas” nas venda e promoção de seus produtos, acusando-as de omitir há décadas informações sobre os efeitos do petróleo sobre o clima. A ação pede também restituição financeira para a compensação dos danos causados pela crise climática aos cidadãos do estado.

Paralelamente, o Distrito de Columbia também apresentou ontem uma ação contra ExxonMobil, Chevron, BP e Shell, acusando-as de “desinformar sistemática e intencionalmente seus consumidores em Washington DC (…) sobre o papel central que seus produtos têm na causa da mudança do clima”.

Reuters, Associated Press e The Hill deram mais detalhes sobre esses processos.

Em tempo: No sul dos EUA, o Mississippi deve criminalizar protestos civis contra infraestrutura de combustível fóssil, tornando-se o 13º estado nos últimos três anos a fazer isso. A proposta foi aprovada pelo Senado estadual e espera apenas pela sanção do governador republicano Tate Reeves. De acordo com a lei aprovada, a invasão de qualquer propriedade em que estejam localizados oleodutos, gasodutos ou tanques de combustível (consideradas “infraestruturas essenciais”) pode ser punida com até seis meses de prisão e multa de US$ 1 mil. Indivíduos que tenham causado danos ou perdas de valor acima de mil dólares podem enfrentar acusações criminais puníveis com até sete anos de detenção e multas de até US$ 10 mil. A lei também ameaça qualquer organização que facilite a realização destes atos.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)