Polo Sul está aquecendo três vezes mais rápido que o resto do mundo

Antártica aquecimento

O local mais isolado da Terra, a Antártica, está aquecendo cerca de três vezes mais rápido que outras áreas do planeta ao longo das últimas três décadas. De acordo com um novo estudo publicado na revista Nature Climate Change, o chamado “continente gelado” aqueceu cerca de 0,6°C desde 1990, bem acima dos 0,2°C médios registrados em todo o mundo.

O estudo mostra que, mesmo com o aquecimento, o interior congelado da Antártica ainda não corre risco de degelo, já que a média anual de temperatura segue da ordem de -50°C. No entanto, a análise ressalta que os efeitos da crise climática estão sendo percebidos mesmo nos lugares mais inóspitos do planeta, como o degelo observado em áreas na Antártica Ocidental e na Península Antártica já aponta.

Desde a virada deste século, as temperaturas médias no Polo Sul vêm aumentando, puxadas principalmente pelo aumento da temperatura na área tropical oeste do Oceano Pacífico. O mar aquecido acaba esquentando o ar, que gera variações de pressão na atmosfera que atingem a Península Antártica, a pouco mais de 8 mil km de distância.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)