Califórnia passa a exigir caminhões com emissão zero de carbono

Califórnia

O governo do estado norte-americano da Califórnia aprovou na semana passada uma proposta para facilitar a descarbonização do setor de transporte rodoviário de cargas. Pela nova política, os fabricantes de caminhões deverão oferecer um número crescente de veículos de emissão zero a partir de 2024.

Caminhões de grande porte são a maior fonte de poluição por óxidos de nitrogênio (NOx) na Califórnia. Ambientalistas calculam que a medida, que se aplica a caminhões de porte médio e grande, pode colocar em circulação cerca de 300 mil caminhões de emissão zero até 2035. Todos os veículos de transporte rodoviário de carga deverão ser limpos até 2045 “onde for factível”.

Em tempo: Enquanto avança na descarbonização do setor de transporte, a Califórnia enfrenta problemas com seu esquema cap-and-trade de mercado de emissões de carbono. A queda na demanda por combustível fóssil causada pela pandemia trouxe um desafio paradoxal: ao mesmo tempo em que reduz as emissões de carbono, o desaquecimento econômico diminuiu a receita captada pelo estado com o mercado de emissões. Esses recursos são importantes para o financiamento de atividades de desenvolvimento limpo na Califórnia, como a Healthy Soils, que ajuda agricultores a restaurar áreas degradadas, o que ajuda a reter carbono no subsolo.

Os leilões e as trocas de licença de emissão normalmente geram entre US$ 600-800 milhões em receita; no entanto, no leilão mais recente, realizado em maio, apenas US$ 25 milhões foram captados, o pior desempenho do mercado desde 2017. Se a situação persistir por mais tempo, o financiamento desses programas de ação climática e recuperação ambiental pode ficar comprometido no longo prazo.

 

ClimaInfo, 01 de julho de 2020.

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