Mourão anuncia sua nova política ambiental-publicitária

1 de julho de 2020

O Palácio do Planalto está montando uma ofensiva diplomática e de comunicação para conter as preocupações de investidores e empresas internacionais sobre a situação do meio ambiente no Brasil. Ontem, destacamos a articulação que vem sendo feita pelo vice-presidente Mourão para organizar conversas com investidores e representantes estrangeiros críticos à política ambiental e à situação dramática em que os Povos Indígenas estão sendo submetidos no país.

Na Folha, Gustavo Uribe e Danielle Brant informam que o governo pretende investir pesado em uma frente de comunicação e marketing, com uma campanha publicitária na Europa e o desenvolvimento de um serviço internacional de notícias da EBC, com o objetivo de fazer um contraponto às críticas ao Brasil na imprensa estrangeira. O Planalto pretende também convidar embaixadores da União Europeia para sobrevoar a Floresta Amazônica e verificar o estado da preservação florestal. Segundo a matéria, os representantes de Alemanha e Noruega, que negociam atualmente a retomada do Fundo Amazônia com o Brasil, já foram convidados.

Já o ministro Ricardo Salles, distante dessas articulações depois de ser alvo de boa parte das críticas recentes ao Brasil no exterior, anunciou ontem a criação de dois programas de conservação florestal. O primeiro, chamado “Adote Um Parque”, pretende facilitar a participação de empresas privadas nacionais e estrangeiras na gestão de Unidades de Conservação. Nós ficamos nos perguntando o que Salles vai efetivamente vender, já que ele mesmo desmontou grande parte da capacidade operacional do ICMBio. O segundo projeto, o “Floresta Mais”, será, nas palavras de Salles, o “maior programa de pagamentos por serviços ambientais no mundo na atualidade”. O projeto premiará “boas práticas” de conservação no Brasil, com recursos advindos de um montante de R$ 500 milhões obtido pelo governo federal com o Fundo Verde do Clima (GCF) da ONU. Ficaremos de olho no que será feito com o recurso.

 

ClimaInfo, 2 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar