Governo Bolsonaro busca “mudar os fatos” em resposta às críticas de investidores sobre o desmatamento

6 de julho de 2020

Os esboços gerais da resposta que o governo Bolsonaro vem preparando para investidores e companhias internacionais sobre o desmatamento na Amazônia apontam para mais um “fracasso”, destacou Míriam Leitão em sua coluna n’O Globo de ontem (5/7). Ao invés de responder honestamente aos fatos relativos à destruição ambiental, o governo busca “mudar os fatos” para vender uma versão que não se sustenta em nenhum dado real. “O ponto central da dificuldade de melhorar a imagem ambiental do Brasil é que o presidente Jair Bolsonaro acredita em tudo o que disse e fez nesse campo”, escreveu Leitão.

Já a ministra da agricultura segue se esforçando para distanciar o agronegócio da publicidade negativa que o Brasil vem recebendo na área ambiental. Em entrevista ao Estadão, Tereza Cristina afirmou que o país não precisa desmatar mais terras na Amazônia para expandir sua produção agrícola: “Não precisamos da Amazônia [para aumentar produção]. E eu sou uma defensora intransigente de se zerar o desmatamento ilegal.” Ao mesmo tempo, a ministra contestou as críticas recentes feitas pelos presidentes dos Itaú e Bradesco à política ambiental e disse que, ao invés de criticar o governo federal, essas instituições deveriam reduzir os juros de empréstimos para o setor agropecuário.

Em tempo: O ministro André Mendonça (Justiça) afirmou em live promovida pelo BTG Pactual que o governo deve utilizar um novo sistema de acompanhamento por satélite do desmatamento na Amazônia, que permitirá uma “rapidez muito grande” no monitoramento da floresta. De acordo com Mendonça, o sistema terá um delay de apenas 24 horas, com precisão de três metros, e será disponibilizado para os estados da Amazônia Legal. No entanto, o ministro não ofereceu mais detalhes sobre esse sistema. Como destaca o Estadão, desde o ano passado o governo vem buscando alternativas tecnológicas para monitorar a Amazônia sem depender dos dados dos sistemas do INPE, criticados sem qualquer prova por Bolsonaro por serem “dados mentirosos” sobre o desmatamento.

 

ClimaInfo, 6 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar